Quem foi Dorothea Viehmann, a mulher dos contos de fadas?
Conhecida como Die Märchenfrau, “a mulher dos contos de fadas”, Dorothea Viehmann nasceu no território que hoje conhecemos como a Alemanha, no dia 8 de novembro de 1755. Dorothea foi uma importante contadora de histórias e uma essencial fonte e referência para os irmãos Grimm.
Filha do dono de uma taverna, Dorothea Viehmann teve contato com muitas histórias ao longo de sua vida. Em uma época em que as pessoas se reuniam para compartilhar histórias, uma taverna era um bom lugar para colecioná-las.
LEIA TAMBÉM: Conheça o conto de fadas mais antigo do mundo
Por causa de seus ancestrais que migraram da França para a Alemanha, várias de suas histórias eram baseadas em contos de fadas franceses. Dorothea surpreendeu os irmãos Grimm com seu talento nato de contar histórias e de conseguir narrá-las repetidamente, palavra por palavra, sempre da mesma forma.
Mais de 30 histórias escritas pelos irmãos Grimm foram contadas por Dorothea Viehmann, incluindo Die Gänsemagd (A garota ganso), Der arme Müllersbursch (O pobre menino Miller e o gato) e Der Teufel mit den drei goldenen Haaren (O Diabo com os Três Cabelos Dourados).
LEIA MAIS: Quem foram os irmãos Grimm?
Os irmãos Grimm marcaram os textos que remontam à contadora de histórias com "de Zwehrn" (abreviação de Niederzwehren, lugar em que Dorothea vivia) e eles podem ser encontrados, em sua maioria, no segundo volume publicado pelos autores.
Dorothea enriqueceu a cultura dos contos de fadas alemães com influências e tradições francesas, refletidas nas histórias que, como uma verdadeira guardiã de histórias, preservou. Dorothea Viehmann é um exemplo da figura da mulher como contadora de histórias e responsável pelo resgate e preservação de tradições ancestrais. Foi fundamental no registro de narrativas que, se não fossem por ela, talvez nunca chegassem a nós.
Nas artes, diversas mulheres têm seu trabalho quase esquecido até que alguém se importe o suficiente para relembrá-lo e para contar sua história. Além de Dorothea, uma mulher também deixou sua marca em algumas das nossas histórias favoritas. Saiba quem foi Mary Blair, a mulher por trás de algumas das maiores obras da Disney!