Profissionais


Equipe Fixa

Marina Avila é fundadora da Wish e trabalha com capas e diagramações de livros há 12 anos. Apaixonada por arte e história, não deixa passar uma ilustração que mereça resgate. Publicou diversos livros como Contos de fadas NórdicosContos de fadas Originais e Sweeney Todd.

Valquíria Vlad é escritora, pesquisadora e publicitária formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua à frente da comunicação da Wish e desenvolve o relacionamento com a comunidade de leitores da editora.

Marcia Avila já foi empresaria e graduanda em psicologia, terapeuta em holística e apaixonada por animais. Atualmente lidera a equipe de logística e envios da Wish.

Gisely Fernandes é formada em Design Digital e atua no mercado desde 2011. Há cinco anos trabalha especificamente com o mercado do livro focada na produção de capas e diagramações. Cada vez mais tem se especializado nas publicações e inserções dentro da Amazon com a pesquisa para os metadados. Na Wish, é responsável pelo atendimento ao leitor.

Tradutores, Preparadores e Revisores de Texto

Andréia Manfrin Alves é tradutora e intérprete de francês-português. Mestre em Didática do Ensino de Francês pela Sorbonne e bacharel em Letras (português e francês) pela USP, dedica boa parte de sua vida profissional ao trabalho com livros em diferentes vertentes - revisão, preparação e tradução - e à tradução para dublagem e legendagem, e se considera completamente apaixonada por todas as suas áreas de atuação.

Barbara Parente é revisora e preparadora de textos desde 2010, e escritora. Presta serviço para autores independentes e várias editoras importantes do mercado brasileiro, como Faro Editorial, Planeta, Martins Fontes, Lendari, Alaúde, entre outras. Para a Wish, revisou os livros Mary Stuart e A Rainha do Ignoto.

Camila Fernandes é escritora, tradutora, preparadora e revisora de textos. De vez em quando, ilustradora. Participou da tradução de Os Melhores Contos de Fadas NórdicosOs Melhores Contos de Fadas Celtas e O Resgate do Cacique Vermelho, da Wish. Como autora, ganhou o Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira com os contos A outra margem do rio (2014) e A melhor das três (2017).

Carlos Rabelo nasceu em Lund, na Suécia, filho de refugiados políticos brasileiros. É roteirista, diretor e tradutor. Em 2020, recebeu um Ph.D. em Artes Cênicas na UFBA.

Carolina Caires Coelho é tradutora há 17 anos. O mundo dos livros é sua grande alegria e tornar histórias acessíveis aos leitores brasileiros é sempre motivo de orgulho. Para a Editora Wish, já traduziu Sweeney Todd e Pocahontas.

Carolina Rodrigues é tradutora, copidesque, revisora e produtora editorial. Trabalha no mercado editorial desde 2004, já tendo passado por editoras como Rocco, Escrita Fina, Ediouro e Intrínseca (nesta como temporária em diversas ocasiões). Já participou de projetos dos mais variados temas e gêneros literários, incluindo a cotradução de Sol da Meia-noite, a revisão dos livros da série Harry Potter, além de biografias de astros da música, infantojuvenis, divulgação científica, não ficção, romances e clássicos da literatura mundial.

Carol Chiovatto é escritora e tradutora, doutoranda em Letras (USP/FAPESP) com pesquisa sobre a figura da bruxa enquanto estereótipo do feminino transgressor. Sua dissertação de mestrado, A representação do feminino no Mundo de Oz, de L. Frank Baum (USP, 2017), é um dos únicos estudos brasileiros acerca da obra do autor. Membro do grupo de pesquisa Nós do Insólito: Vertentes da Ficção, da Teoria e da Crítica (UERJ), tem também artigos publicados sobre o universo de Baum. Traduziu para a Vermelho Marinho os quatro primeiros romances da série Mundo de Oz: O Maravilhoso Mágico de Oz (2014), A Maravilhosa Terra de Oz (2014), Ozma de Oz (2015) e Dorothy e o Mágico em Oz (2017). É autora de diversos contos e da fantasia urbana Porém Bruxa (AVEC), publicada em 2019.

Cláudia Mello Belhassof é tradutora de inglês para português desde 2003, com mais de 80 livros traduzidos. Especializada em diversos gêneros. Palestrante em congressos profissionais.

Cristina Lasaitis devora textos do café da manhã até depois do jantar. É escritora, tradutora, revisora, leitora crítica, editora e ainda surfa e cuida de aquários. É autora da coletânea de contos Fábulas do Tempo e da Eternidade, e coorganizou a antologia A Fantástica Literatura Queer, de contos de ficção científica, fantasia e terror com temática LGBT (todos esses livros lançados pela extinta Tarja Editorial).

Felipe Lemos é professor, tradutor e revisor de português <> inglês há mais de 10 anos, com experiência em textos técnicos e científicos, localização para aplicativos e traduções literárias. Apaixonado por aves (e gagá por psitacídeos), atualmente, é Portuguese Expert / Translator freelancer para o aplicativo educacional Duolingo.

Kamila França é cineasta, roteirista, escritora e revisora de textos desde 2013. Apaixonada por contar boas histórias, pesquisa avidamente mitos e lendas de diversas culturas, em especial a cultura celta. Atualmente, é revisora freelancer para aplicativos de narrativa seriada.

Karine Ribeiro é escritora, tradutora EN-PTBR, revisora e leitora crítica, graduanda em Letras – Tradução pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua com editoras e autores independentes. Entre seus trabalhos mais recentes, estão a tradução de A Jornada de um Escravo Fugitivo e a revisão de Crowd, o guia de financiamento coletivo para livros, ambos pela Editora Wish.

Milena Vargas é editora, tradutora, preparadora de originais e revisora. Com ampla experiência no mercado editorial carioca desde 2009, colaborou na produção de grandes best-sellers nacionais e internacionais, em múltiplas editoras. Além disso, Milena é Mestre em Literatura Italiana pela UFRJ, e ama fazer pães artesanais nas horas vagas.

Petê Rissati nasceu em São Paulo, no propício Dia Nacional do Livro. Bacharel em Tradução Inglês-Português pela UNIBERO e especialista em Tradução Alemão-Português pela USP, trabalha com textos desde 1998 e já atuou como revisor, gerente de projetos de tradução, preparador de textos e tradutor técnico, até se apaixonar pela tradução editorial. Tem mais de 80 livros traduzidos publicados, entre eles obras de Franz Kafka, George R. R. Martin, Stefan Zweig, John Scalzi, Friedrich Dürrenmatt, Samuel R. Delany, Felix Salten, Kurt Vonnegut Jr., Tomi Adeyemi e Veronica Roth. Também é professor de práticas de tradução literária para alunos de pós-graduação de diversas universidades. Para mais informações, visite: http://peterissatti.com.br

Rachel Agavino cresceu entre textos e livros e há 20 anos trabalha com a escrita. Formada em Produção Editorial, trabalhou na Nova Fronteira, na Record e na Sextante (onde foi coordenadora de ficção da Arqueiro). Editou livros de muitos autores consagrados, entre eles Dan Brown e Paulo Coelho. Como tradutora, se aventura na ficção e na não ficção, e já traduziu mai de 40 livros, entre eles Extraordinário. Para a Wish, fez Abril Encantado e participou do time de tradutoras de Contos de Fadas Celtas.

Regiane Winarski é tradutora literária desde 2009 de gêneros como fantasia, horror e romances para adultos e jovens. Já traduziu obras de autores como Stephen King, George R.R. Martin, H.P. Lovecraft e Maya Angelou.

Úrsula Antunes Úrsula Antunes vive do texto: é preparadora, revisora, redatora e contista. É bacharela e licenciada em Letras pela UFRJ e pós-graduanda em Revisão de textos pela PUC Minas.

Yuri Fabri Venancio

Prefacistas

Adriana Alberti é escritora e pesquisadora apaixonada por literatura fantástica. Em 2013 se graduou em Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e descobriu sua paixão pela pesquisa, promovendo diálogo entre a psicanálise e o fantástico. Em busca de aprofundamento teórico, ingressou no curso de Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e concluiu o mestrado em Historiografia Literária, tendo como objeto de estudo A Rainha do Ignoto de Emília Freitas.

Alexander Meireles da Silva é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás, onde leciona e orienta pesquisas sobre Literatura Fantástica na Graduação do curso de Letras e na Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. É Doutor em Literatura Comparada pela UFRJ e Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ. Desde 2016 é produtor de conteúdo do canal do Youtube Fantasticursos, onde ajuda as pessoas a conhecerem e usarem a fantasia, o gótico e a ficção científica em suas atividades de criação, pesquisa e sala de aula.

Ana Lúcia Merege é bibliotecária e curadora da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional. Autora do ensaio "Os Contos de Fadas" e dos livros de Athelgard.

Bruno Anselmi Matangrano é bacharel, mestre e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Concentra suas pesquisas sobre as literaturas simbolistas e decadentistas, bem como sobre as vertentes do insólito ficcional, notadamente, a fantasia, pesquisando ainda as representações dos animais e dos monstros. É membro dos grupos de pesquisa POEM (Poéticas e Escrita da Modernidade), da USP, Nós do Insólito: Vertentes da Ficção, da Teoria e da Crítica, da UERJ, e do LÉA – Lire en Europe aujourd’hui, rede de pesquisa internacional sediada na Universidade de Lisboa. É autor dos livros Contos para uma Noite Fria (2014) e Fantástico Brasileiro: o insólito literário do romantismo ao fantasismo (2018), com Enéias Tavares.

Enéias Tavares atua como professor na UFSM, onde orienta trabalhos de pós-graduação sobre literatura fantástica e ministra o curso Escrita de Ficção Fantástica. De ficção, publicou pela editora LeYa "A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison" e pela editora Avec "Guanabara Real – A Alcova da Morte", este em parceria com AZ Cordenonsi e Nikelen Witter. Junto de Bruno Matangrano é o idealizar do "Fantástico Brasileiro", exposição e livro dedicados à história da literatura fantástica brasileira.

Fábio M. Barreto publicou obras como Filhos do Fim do Mundo e Snowglobe. Fundador do EscrevaSuaHistoria.Net e podcaster no Gente que Escreve. Já traduziu autores como Neil Gaiman e George R.R. Martin. 

Jim Anotsu é um escritor, roteirista e tradutor brasileiro. É referência em literatura juvenil no Brasil, tendo publicado livros em 13 países. Escreve principalmente ficção especulativa, fantasia e no universo do jogo eletrônico Minecraft. Jim nasceu em Minas Gerais, em 1988.

Lícia Dalcin tem forte ligação com os contos de fadas, cuja raiz se encontra nos livros que seu avô presenteava a sua mãe e tios quando pequenos. Hoje atua como professora e pesquisadora especializada em contos de fadas, com doutorado em Letras.

Oscar Nestarez é escritor e pesquisador da literatura de horror. Publicou a coletânea “Horror adentro” e "Bile negra" - que recebeu o prêmio ABERST de melhor romance de horror em 2018 -, além de contos em diversas antologias. Também é colunista das revistas Galileu e Vício Velho.

Renato Drummond Tapioca Neto é historiador, licenciado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz, e Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É autor do blog e do livro Rainhas Trágicas, dedicado à vida de mulheres que marcaram a história mundial.

Ilustradores

Bi Miura é tatuadora e ilustradora sul mato-grossense. Pode conhecer o seu trabalho através de seu perfil no Instagram, @bimiura.

Bruno Felix é ilustrador e criador de conteúdo. Pode conhecer o seu trabalho através de seu perfil no Instagram, @brunofelixart.

Caroline Jamhour trabalha inspirada em sonhos, mitologia, misticismo e natureza, usando elementos de fantasia e simbolismo. Pode conhecer o seu trabalho através de seu perfil no Instagram, @carolinejamhour.

Caroline Murta é artista, ilustradora e printmaker. Pode conhecer o seu trabalho através de seu perfil no Instagram, @carolinemvrta.

Débora Mini é ilustradora e animadora freelancer de Belo Horizonte, MG - formada em Cinema de Animação e Artes Digitais pela UFMG. Pode conhecer o seu trabalho através de seu perfil no Instagram, @debora.mini.

Fernanda Rodrigues é ilustradora e artista visual, responsável por uma série de ilustrações lúdicas, que deslumbra e percorre principalmente o universo feminino. Pode conhecer o seu trabalho através de seu perfil no Instagram, @ferilustra.

Lauren Padilha tem 22 anos, e desenho o mundo e as coisas de acordo com o que sinto no peito. Pode conhecer o seu trabalho através de seu perfil no Instagram, @zatsvar.

Marcela Badolatto é pintora, designer e tatuadora. Pode conhecer o seu trabalho através de seu perfil no Instagram, @marcelabadolatto.

Marília Marz nasceu em São Paulo, é ilustradora e quadrinista. Pode conhecer o seu trabalho através de seu perfil no Instagram, @mariliamarz.

Mari Morgan cria ilustrações digitais de fantasia para livros de literatura, revistas, jogos, publicidade e entretenimento. Pode conhecer o seu trabalho através de seu perfil no Instagram, @_marimorgan.

Janaína Medeiros é formada em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Seu estilo é influenciado pela Irmandade Pré-Rafaelita, Art Nouveau e por artistas de anime/manga. Pode conhecer o seu trabalho através de seu perfil no Instagram, @janainaart.