As Aventuras de Pinóquio será publicado pela Wish em 2022


O livro que conta a história do travesso boneco de madeira chega em uma edição de luxo no mesmo ano em que duas grandes adaptações serão lançadas pelos Estúdios Disney e pela Netflix. A campanha para financiar a publicação do livro As aventuras de Pinóquio começa no dia 16 de junho na plataforma Catarse.

A origem do boneco de madeira

Pinóquio, o famoso boneco de madeira que queria ser um menino de verdade, ficou mundialmente conhecido a partir da animação da Disney de 1940, mas sua história tem uma origem muito mais sombria e travessa, diferente da versão promovida nas telas do cinema. Sua jornada começa nas mãos do escritor italiano, Carlo Collodi, que em 1883 publicou As Aventuras de Pinóquio. Sua história original é tão diferente que o editor de Collodi, na época, pediu que ele escrevesse mais capítulos para que o enredo pudesse ser direcionado a um final feliz. Pinóquio, por ser um boneco, era livre de amarras sociais: podia sair da linha, quebrar protocolos de hierarquia e desferir golpes na rígida moral imposta ao Ocidente em plena era vitoriana. O boneco é cínico, desobediente e, o que lhe confere em especial a fama, mentiroso.

"Nosso propósito é encontrar raridades, principalmente as que foram adaptadas para novos públicos, e apresentá-las em seu formato original aos leitores. Com duas novas grandes produções cinematográficas chegando ao público - sendo uma pela Disney e outra pelo olhar exótico de Guillermo del Toro -, não tínhamos opções. Ou a Editora Wish publicava Pinóquio, ou os nossos leitores iam descobrir onde moramos e fazer uma greve fantasiados de grilos-falantes. Preferimos seguir com a primeira opção" brinca Marina Avila, editora-chefe da Wish.

A edição de As aventuras de Pinóquio foi traduzida diretamente do italiano por Roseli Dornelles e conta com 36 capítulos ilustrados, cerca de 256 páginas em uma edição de colecionador, e prefácio escrito por Lícia Dalcin, pesquisadora nas áreas de Literatura Infantil e narrativa popular maravilhosa. 

Um berço de histórias clássicas adaptadas

A Editora Wish já publicou outros livros cujas histórias serviram de inspiração para clássicos da Disney, como Princesa Pocahontas, Bambi, a história de uma vida na floresta e Beleza Negra. Todos foram financiados coletivamente através do Catarse.

A Editora Wish usa o financiamento coletivo desde 2016, com mais de 22 projetos lançados de forma bem sucedida. A campanha para As Aventuras de Pinóquio terá início no dia 16 de junho, e é possível se cadastrar para ser avisado do lançamento aqui: Pinóquio · Catarse.


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados











Instagram

Conheça os livros Wish!