A história por trás de Sweeney Todd
Muitos conhecem a história da macabra parceria entre um barbeiro assassino, Sweeney Todd, e a fabricante de tortas mais famosa da cidade, a sra. Lovett, que desenvolveram juntos um modelo de negócio muito lucrativo e, ao mesmo tempo, muito perigoso.
O personagem que ficou famoso na pele de Johnny Depp e nas páginas da literatura seriada da época pode ter sido inspirado em uma figura ainda mais antiga e em alguns fatores que influenciaram a literatura vitoriana.
Embora muitos digam que, assim como outras figuras icônicas do imaginário popular, Sweeney Todd tenha sido criado a partir da mistura de vários outros personagens, alguns acreditam que ele de fato tenha existido. Segundo o portal History Defined, as primeiras referências literárias a um indivíduo que matou pessoas e as transformou em tortas vêm da França no século XVII. Le Théatre des Antiquités, publicado em 1612, conta uma história envolvendo um confeiteiro assassino.
SAIBA MAIS: Criminalidade na era vitoriana
Ainda de acordo com History Defined, algumas décadas depois dessa publicação, Pehr Lindestrom, um viajante sueco, visitou o norte da França e contou uma história que ouviu sobre um barbeiro assassino que trabalhava na cidade de Calais. Diferentes versões foram sendo absorvidas pela tradição literária inglesa no início do século XIX e, apenas alguns anos antes da história de Sweeney Todd ser publicada, Charles Dickens chegou a escrever sobre rumores de doces canibalísticos.
Literatura de crime
Em uma época em que crimes violentos vendiam, a linha entre ficção e realidade parecia tênue e chamava bastante atenção. De fato, em 1842, a revista Punch escreveu: "o assassinato é, sem dúvida, uma ofensa muito chocante; no entanto, como o que é feito não pode ser desfeito, vamos ganhar nosso dinheiro com isso".
Assassinatos eram retratados de todas as formas. As Broadsides, por exemplo, eram folhas impressas que forneciam ao público matérias sobre os principais acontecimentos, desde naufrágios e fofocas reais até tumultos e assassinatos. Esses últimos eram acompanhados de ilustrações sinistras que retratavam o assassinato ou execução em questão.
Para além da realidade, a ficção apresentava histórias assustadoras e sangrentas o suficiente para cativar leitores todos os meses. Sweeney Todd foi publicado em 1846, durante o período vitoriano na Inglaterra, quando houve a Revolução Industrial e as cidades ficaram infestadas de pestes, assassinatos e livros macabros.
LEIA TAMBÉM: O que eram as penny bloods?
Conforme o índice de alfabetização foi crescendo, surgiu a necessidade se criar uma literatura de entretenimento para as massas. Assim nasceram as Penny Dreadfuls, uma série de novelas periódicas de terror. Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da Rua Fleet, é uma das Penny Dreadfuls mais famosas e queridas de todos os tempos.
Muitas Penny Dreadfuls não foram atribuídas a um autor específico por direitos autorais e razões comerciais o que, infelizmente, torna quase impossível ter certeza absoluta de quem estava por trás das obras, o que poderia facilitar a busca por suas inspirações e referências, como as de Sweeney Todd. O que temos certeza é que o sucesso comercial e popular da história continua reverberando mais de um século após sua publicação e continua instigando leitores.
Conheça Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da Rua Fleet, a famosa história vitoriana que deu origem ao filme e musical.