Os melhores filmes de Pinóquio: o boneco de madeira nas telonas


Das páginas para o cinema e a televisão | Escrita originalmente em 1883 por Carlos Collodi, As Aventuras de Pinóquio conquistou o mundo e nos presenteou com diversas versões cinematográficas. Selecionamos algumas das melhores adaptações de Pinóquio para ficar de olho e relembrar (ou conhecer) a história do boneco de madeira que queria ser um menino de verdade.

1) Pinóquio (1940)

Imagem da animação Pinóquio (1940)

A animação lançada pelos Estúdios Disney é responsável por grande parte da popularidade de Pinóquio e nos presenteou com  a inesquecível trilha sonora When You Wish Upon a Star

Lançado em 1940, o longa se tornou um clássico imediato e é aclamado pela mídia e pelo público até hoje. O filme ganhou dois prêmios Oscar, um na categoria de Melhor trilha sonora original e outro pela Melhor canção original.

2) Pinocchio (1976) 

Além das telonas, o boneco de madeira que queria se tornar um menino de verdade também alcançou novos públicos ao aparecer em uma série de TV. Adaptado também para a televisão dos Estados Unidos, essa versão de Pinóquio traz uma narrativa mais teatral, estrelada por Sandy Duncan como protagonista, e Danny Kaye como Geppetto. 

3) As Aventuras de Pinóquio (1996)

Imagem do filme Pinóquio As Aventuras de Pinóquio (1996)

Essa talvez seja uma das adaptações visualmente mais inusitadas do clássico. Dirigido por Steve Barron, o filme em live action apresenta um tom de comédia que não agradou tanto a crítica. A estranha marionete que dava vida a Pinóquio marcou a infância de diversas crianças nos anos 1990 e ganhou sequência em 1999, na qual é a vez de Geppetto ser transformado numa marionete.

4) Pinocchio e a Fada Azul (2002)

Imagem do Filme Pinocchio e a Fada Azul (2002)

Lançado em 2002 com o título brasileiro Pinocchio e a Fada Azul, essa versão da história do boneco de madeira misturou aventura, fantasia e comédia em live action. Dirigido por Roberto Benigni, o filme estreou no Natal de 2002.

5) Pinóquio 3000 (2004) 

O livro As Aventuras de Pinóquio também serviu de inspiração para adaptações um pouco diferentes da história original. Diferente do boneco de madeira, neste longa de 2004 conhecemos a história de Pinóquio em uma versão futurística cheia de robôs. 

O filme chegou a passar na Sessão da Tarde e contou com um elenco de peso, com nomes como Malcolm McDowell e Whoopi Goldberg nas vozes de personagens queridos. 

6) Pinóquio (2019) 

Imagem do filme Pinóquio (2019)

Roberto Benigni, mencionado na adaptação de 2002, voltou a trabalhar com a história de Pinóquio em 2019, em um filme dirigido por Matteo Garrone. A versão italiana do clássico destoa bastante de adaptações anteriores ao apostar em uma paleta de cores mais escuras, dando um tom quase sombrio ao filme. 

Duas novas adaptações chegam em 2022

Este ano, duas novas adaptações de As Aventuras de Pinóquio prometem arrancar elogios da crítica, produzidas duas gigantes da indústria do cinema e do streaming.

Depois de adaptar para o live action suas animações clássicas como Bela e a Fera e Aladdin, chega a vez de Pinóquio ganhar uma nova versão pelos Estúdios Disney, 80 anos depois da animação original. Estrelado por Tom Hanks como Gepetto, a estreia está prevista para setembro de 2022, com exclusividade no Disney+.

Ainda este ano, Pinóquio também ganhará uma adaptação pela Netflix, com direção de Guillermo Del Toro, mesmo diretor de O Labirinto do Fauno. Nesta versão, o longa em stop motion traz a história clássica na forma de um musical.

Pinóquio (Disney e Netlfix, 2022)

Conheça o livro que deu origem

Ficou curioso? Conheça a história original em As Aventuras de Pinóquio, por Carlos Collodi. O livro, traduzido diretamente do italiano, conta a história do jovem boneco que queria ser um menino de verdade e chega em uma edição de luxo, ilustrada e sem censura.

Livro As Aventuras de Pinóquio (WISH, 2022)

 


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados











Instagram

Conheça os livros Wish!