De onde vieram as sereias?
A lenda de uma criatura metade peixe, metade humana é uma das mais antigas e pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo e da história, mas de onde vieram as sereias?
Assim como diversas criaturas mágicas e as próprias narrativas de folclores ao redor do mundo, as sereias também foram vistas como símbolos e eram referências usadas para explicar fenômenos que estavam além da compreensão humana da época. Além de estarem envoltas em uma aura de sedução e mistério, em diversas lendas as sereias também são criaturas assustadoras e perigosas.
Muito associadas à figura feminina, as sereias são seres que, como as fadas, tinham poderes mágicos e proféticos. Adoravam música e frequentemente cantavam. Embora muito longevos, eram mortais e não tinham alma. Segundo o Royal Museums Greenwich, "com uma história tão rica e variada, o símbolo da sereia é tão mutável quanto o próprio mar. Em algumas culturas, a sereia significa vida e fertilidade dentro do oceano. Em outros, ela personifica a natureza destrutiva da água, atraindo marinheiros para a morte – servindo como um presságio para tempestades, mares revoltos e desastres".
Algumas das sereias da antiguidade
Um dos primeiros registros da figura da sereia remota a 1.000 A.C. na região da Assíria, uma importante civilização mesopotâmica localizada no território hoje ocupado por Síria e Iraque. Na mitologia da Assíria, a bela deusa da fertilidade Atargatis tornou-se uma sereia depois de se lançar em um lago. Sua metade inferior tomou a forma de um peixe, mas os deuses mantiveram sua beleza preservando sua forma humana na metade superior de seu corpo.
LEIA TAMBÉM: A origem das fadas
Cultuada em diversas culturas do continente africano, Mami Wata é uma divindade das águas adorada por sua beleza, poder de cura, sabedora e protetora de desastres naturais. Já em lendas do leste asiático Suvannamaccha é uma princesa sereia que se apaixona por Hanuman, um deus-macaco do hinduísmo.
No folclore eslavo, Rusalki é uma ninfa das águas muitas vezes tratada como uma sereia que, com o tempo, passou a ser retratada como uma criatura assustadora. Acreditava-se que mulheres que se afogaram voltariam como fantasmas que atraiam humanos para as águas também.
Até tomar forma na figura de Ariel e se tornar uma das princesas mais famosas da cultura pop, a sereia precisou nadar bastante ao longo da história, mas nunca mais foi esquecida. Atualmente diversos produtos midiáticos usam a figura da sereia em seus enredos, desde Piratas do Caribe, Aquamarine, Sereias de H2O até, claro, A Pequena Sereia.
Você pode conhecer o conto de fadas original, que inspirou a história de Ariel em Contos de Fadas em suas versões originais!