Anna Sewell e o livro que mudou o tratamento de cavalos no mundo todo
Com uma história na cabeça e sua empatia pelos animais que a acompanharam durante sua vida, Anna Sewell, autora de Beleza Negra, ajudou a mudar a forma como os cavalos eram tratados e conscientizou gerações.
A Inglaterra de Anna Sewell era bem diferente da que conhecemos hoje. O uso de cavalos para puxar carruagens e fazer trabalhos forçados era comum e, infelizmente, esses animais eram submetidos a maus tratos e violência frequentes. Durante a Inglaterra vitoriana, estima-se que existiam cerca de 300 mil cavalos e pôneis apenas em Londres. A maioria morria antes dos quatro anos “de trabalho” devido às cruéis condições às quais eram submetidos.
Anna Sewell sofreu por boa parte da vida as consequências de uma queda que lesionou seus dois tornozelos. Ela precisava do auxílio de um cavalo para se locomover pela região, e isso fez com que ela desenvolvesse uma maior simpatia para com os animais.
LEIA TAMBÉM: Conheça Lucy Clifford, autora que inspirou Coraline, de Neil Gaiman
Anna escreveu Beleza Negra para traduzir os seus sentimentos e contar a história deste cavalo. É do seu ponto de vista que se percebe o sofrimento da adaptação a um freio, de carregar um fardo pesado por uma subida íngreme ou de passar muitas horas ao frio.
O impacto da publicação na forma como os cavalos eram tratados foi tão profundo que a primeira edição americana trazia o subtítulo A Cabana do Pai Tomás dos cavalos, uma menção a um livro sobre a escravatura no Estados Unidos, da Harriet Beecher Stowe. Nos anos seguintes, a discussão contra o uso de gamarras, antes tímida e escassa, recebeu atenção popular e dos jornais. Panfletos de conscientização foram distribuídos em massa e, em algumas décadas, o instrumento torturante finalmente sumiu das ruas inglesas.
LEIA TAMBÉM: Quem foi Mary Blair, a mulher por trás de algumas das maiores obras da Disney?
Beleza Negra atravessou os oceanos, foi publicado em diversos idiomas e popularizou o gênero das autobiografias animais, inspirando diversos outros títulos que pediriam por um tratamento mais justo a cães, gatos, canários, dentre outros seres vivos. Após a publicação do livro, sociedades de assistência animal ganharam força, novas leis de proteção foram aprovadas e uma consciência por maior respeito surgiu entre as pessoas.
Mesmo que, ainda hoje, milhares de animais sofram com tratamentos cruéis, Anna Sewell, por meio de sua obra, continua ajudando a trazer mais empatia e consciência para a forma como nos relacionamos com os maravilhosos seres vivos ao nosso redor.
No dia 30 de março celebramos o aniversário da autora cuja história continua atravessando gerações e nos ajudando a transformar o mundo em um lugar melhor. Conheça o livro que inspirou tanta mudança!