Qual a diferença entre baixa e alta fantasia?
A fantasia é um dos gêneros literários mais amados pelos leitores e é responsável por englobar algumas das histórias mais famosas do mundo. Dentro desse universo existe uma subdivisão que é comumente usada por leitores e escritores: a baixa e a alta fantasia. Entenda as principais diferenças entre elas.
Segundo o dicionário de Cambridge, a fantasia é um tipo de história que se passa em um mundo mágico, geralmente envolvendo mitos tradicionais e criaturas mágicas e, às vezes, ideias ou eventos do mundo real, especialmente do período medieval da história.
Baixa fantasia
A baixa fantasia tem como principal característica a ambientação em um mundo fictício que se assemelha ao nosso, mas que possui elementos de magia e sobrenatural. Nesses cenários, o protagonista é frequentemente um personagem comum, sem habilidades sobrenaturais, que se encontra em situações extraordinárias e deve lidar com a magia de alguma forma. Em alguns casos esses elementos mágicos são apresentados de repente e ele, ao lado do leitor, descobre como tudo funciona.
Em O Livro dos Dragões, por exemplo, alguns contos se passam em cidades reais, como Londres, mas têm criaturas mágicas, como dragões, tomando a cidade ou sendo inseridos na narrativa de forma peculiar. Não é necessariamente apresentado um novo universo com mitologia própria, a magia é apenas inserida no mundo como o conhecemos.
Alta fantasia
Por outro lado, a alta fantasia é ambientada em um mundo completamente imaginário, com história e mitologia próprias. Esses mundos costumam ser muito diferentes do nosso, podendo ter seres com aparência diferente da humana, a magia pode ser um elemento comum aos personagens, e é comum que exista uma complexa hierarquia social.
Os personagens principais costumam já ser habilidosos com a magia ou já conhecem o universo do qual fazem parte e, muitas vezes, a trama é centrada em conflitos épicos entre reinos ou entre seres de diferentes raças.
Em A Filha do Rei de Elfland, por exemplo, existe um universo sublime e maduro repleto de trolls, bruxas, unicórnios e outras criaturas fantásticas. Na história, o filho do soberano é enviado para noivar com a bela Lirazel, filha do rei de Elfland. Mas, ao não se adaptar ao mundo humano, a jovem elfa retorna para o reino das fadas, restando a Alveric, apaixonado, mais uma vez encontrá-la.
Universos fantásticos, seres mágicos, poderes inacreditáveis, mundos escondidos sob os nossos olhos. Seja qual for a sua preferência, tanto a baixa quanto a alta fantasia oferecem um leque de histórias únicas e apaixonantes. Escolha a sua próxima jornada fantástica aqui.