Conheça Lucy Clifford, autora que inspirou Coraline, de Neil Gaiman
Lucy Lane Clifford nasceu em 1846, poucos anos depois do início do longevo reinado da rainha Vitória. Informações acerca dos primeiros anos de vida de Lucy Clifford são difíceis de encontrar; a própria autora era extremamente reservada no que diz respeito à sua vida pessoal.
É sabido que ela se casou com William Kingdon Clifford em 1875, um professor de matemática e filósofo, que conheceu quando estudava artes na cidade de Londres. A residência do casal se tornou um ponto de encontro para diversos artistas e intelectuais da época.
William Clifford morreu apenas quatro anos depois do casamento. Após o falecimento do marido, em 1879, as amizades que o casal Clifford desenvolveu com George Eliot, Henry James e outros não apenas se mantiveram como floresceram.
LEIA TAMBÉM: Quem foi Edith Nesbit, autora que influenciou grandes nomes da fantasia
Em uma época difícil para uma mulher se sustentar sozinha, George Eliot foi uma das várias pessoas que contribuíram para uma pequena pensão organizada para sustentar Lucy Clifford e suas duas filhas. Eliot, que se tornou amiga de Lucy Clifford, a encorajou a encontrar conforto na escrita.
Como uma forma de complementar sua renda, Clifford começou a escrever resenhas para a revista Standard. Seus primeiros trabalhos publicados eram voltados ao público infantil, mas ela também escreveu romances, coletâneas e peças de teatro.
Sua primeira publicação, Mrs. Keith's Crime, não foi assinada com seu nome, o que só aconteceu no trabalho seguinte. Lucy não teve medo de explorar outros gêneros e formatos e tornou-se uma referência para vários outros autores da época, incluindo nomes como Thomas Hardy.
Muito do que se sabe é fruto das palavras daqueles que conviveram e se encantaram por sua personalidade e presença. Henry James, autor do período vitoriano e amigo íntimo de Clifford, queimou seus documentos antes de morrer, nos impossibilitando de ter acesso ao lado de Lucy que ele tanto elogiava nas cartas que trocavam.
Lucy Clifford morreu em abril de 1929 e quase cem anos depois de sua morte, seu trabalho continua inspirando adaptações e sendo redescoberto por novas gerações.
A Nova Mãe, publicado originalmente em 1882, além de aparecer em diversas coletâneas, foi adaptado algumas vezes para o teatro e serviu de inspiração para o clássico Coraline, de Neil Gaiman. O conto agora chega com exclusividade para os assinantes da Sociedade das Relíquias Literárias, saiba mais!