Um bestiário incomum e colorido de demônios e seres das trevas
Compêndio de Demonologia e Magia é a seleção de páginas de um livro de demonologia do século XVIII, composto por mais de trinta aquarelas extraordinárias, mostrando várias figuras fantásticas, bem como sinais mágicos e cabalísticos.
Com uma página de título adornada com esqueletos e o aviso de não me toque, rapidamente se percebe as estranhezas escuras que se escondem dentro de suas páginas, e o autor tentou passar uma impressão de livro antigo ao mencionar o ano de 1057.
A maior parte das ilustrações retrata de um variado bestiário de criaturas demoníacas grotescas até todo tipo de atividade apropriadamente demoníaca, como mastigar pernas decepadas, cuspir fogo e cobras de órgãos genitais e desfilar em torno de cabeças decapitadas em gravetos. Além disso, também parece haver imagens relacionadas à necromancia, o ato de comunicar-se com os mortos, a fim de obter informações sobre o futuro e possivelmente controlá-lo.
LEIA TAMBÉM: Um dos livros mais caros do mundo é um livro sobre... pássaros?
Compêndio de Demonologia e Magia é um dos muitos abordados na enciclopédia Do Incrível ao Bizarro, um compêndio de inúmeras pesquisas realizadas nas mais diversas bibliotecas mundiais, onde reunimos um acervo rico em manuscritos, ilustrações e fotografias raras. Dentre eles, o manuscrito original de Lewis Carrol para Alice, a Bíblia de Gutemberg, um bestiário de criaturas reais e fantasiosas que parecem ter saído direto de filmes como Animais Fantásticos, além de ilustrações botânicas, do corpo humano e manuscritos medievais. Saiba mais aqui.