Um dos livros mais caros do mundo é um livro sobre... pássaros?
Os Pássaros da América é o maior e um dos mais caros livro do mundo, avaliado em US$ 10 milhões de dólares. Medindo 99 centimetros de altura, o livro foi criado por John James Audubon entre 1827 e 1838.
Filho ilegítimo de um capitão de mar francês e sua amante, Audubon foi um artista itinerante que viajou pela América desenhando os pássaros que ele amou. A obra era composta de ilustrações em tamanho natural e mostrava todas as espécies conhecidas da América do Norte por isso algumas aves se encontram em posições estranhas, como o flamingo, de forma a caber na página.
Acredita-se que apenas 120 conjuntos completos de 435 gravuras em tamanho natural d'Os Pássaros da América existam hoje. A última edição completa, que subiu para leilão em 2010, foi vendida por 7,3 milhões de libras esterlinas, quebrando o recorde mundial de um único livro.
Os Pássaros da América é um dos muitos abordados na enciclopédia Do Incrível ao Bizarro, um compêndio de inúmeras pesquisas realizadas nas mais diversas bibliotecas mundiais, onde reunimos um acervo rico em manuscritos, ilustrações e fotografias raras. Dentre eles, o manuscrito original de Lewis Carrol para Alice, a Bíblia de Gutemberg, um bestiário de criaturas reais e fantasiosas que parecem ter saído direto de filmes como Animais Fantásticos, além de ilustrações botânicas, do corpo humano e manuscritos medievais. Saiba mais aqui.