Mami Wata, a divindade das águas
Sereias inspiram histórias e lendas há eras e uma delas está muito presente no imaginário popular, mesmo que você não saiba sua origem. Mami Wata, ou Mãe Água, é uma deidade muitas vezes vista como uma sereia. Cultuada em diversas culturas do continente africano, Mami Wata é uma divindade das águas adorada por sua beleza, poder de cura, sabedora e protetora de desastres naturais.
Mami Wata é frequentemente retratada como uma sereia, uma encantadora de serpentes ou uma combinação de ambas. Suas representações foram profundamente influenciadas por representações de antigos espíritos aquáticos africanos, sereias europeias, deuses e deusas hindus e santos cristãos e muçulmanos.
LEIA TAMBÉM: De onde vieram as sereias?
Como mostrado em Arts for Water Spirits in Africa and Its Diasporas, "assim como as artes dedicadas a ela, a adoração de Mami Wata como uma entidade espiritual específica não é um fenômeno unificado e homogêneo." Ela revela um conjunto extremamente diversificado. Existem muitas expressões de sua imagem no cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo, budismo e outras religiões, e isso talvez seja ainda mais verdadeiro no culto a Mami Wata e aos espíritos da água na África.
De acordo com a lenda, Mami Wata é uma mulher negra muito bonita com uma figura voluptuosa. Ela tem longos cabelos negros, um olhar fascinante, uma bela voz e a metade inferior de seu corpo é uma cauda. Ela não é apenas sexy, ciumenta e sedutora, mas também existe no plural, como mami watas e papi watas que fazem parte da vasta e incontável "escola" de espíritos da água africanos.
Segundo Christine Meram em "The Legend of Mami Wata", como a maioria das sereias, Mami Wata pode seduzir, enfeitiçar e intrigar os humanos. Ela é uma bela criatura, envolta em mistério, mas é preciso cuidado pois Mami Wata é uma sereia vingativa e não é alguém para se mexer.
Assim como diversas criaturas mágicas e as próprias narrativas de folclores ao redor do mundo, as sereias também foram vistas como símbolos e eram referências usadas para explicar fenômenos que estavam além da compreensão humana da época e já fazem parte da cultura popular.
Esses seres mágicos também serviram de inspiração para algumas das histórias mais amadas da cultura pop. Conheça a história original de A Pequena Sereia, que deu origem à animação da Disney!