Este livro vai mudar o que você pensa sobre Jack o Estripador


 

A Editora Wish retorna em agosto ao Catarse com uma nova campanha de financiamento coletivo, desta vez para a publicação do inédito The Five, a história não contada das mulheres assassinadas por Jack, o Estripador, da historiadora Hallie Rubenhold. The Five é a primeira biografia completa a explorar e contextualizar a vida das cinco vítimas de Jack, o Estripador. Best-seller do Sunday Times, foi vencedor do Prêmio Baillie Gifford De Não-ficção 2019 e do Goodreads Choice Awards History Book Of The Year 2019, e será adaptado como série de TV pela Mainstreet Pictures.

Quem foi Jack, o Estripador?

Jack, o Estripador, é o pseudônimo utilizado para nomear um famoso serial killer da Inglaterra vitoriana, que cometeu uma série de assassinatos contra mulheres na região de Whitechapel, a leste de Londres. A verdadeira identidade do assassino nunca foi completamente desvendada, e pelo caráter enigmático dos crimes, Jack hoje é motivo de inspiração para a criação de diversos filmes, livros e séries de TV. Algumas pessoas até comparam seu nome com grandes personagens da literatura gótica, como Drácula e Dr. Hyde, transformando-o em uma espécie de mito, lenda.

Mas diferente desses personagens, Jack realmente existiu. Ele foi um homem de carne e osso, e até onde se sabe, pelo menos cinco mulheres foram vítimas de sua violência. Todos os dias, turistas do mundo todo fazem peregrinações para visitar os lugares onde essas mulheres foram assassinadas, sabendo sempre tão pouco sobre suas vidas. Mas e se descobríssemos que nenhuma delas nasceu em Whitechapel, mas acabou lá depois de viver uma vida plena em outro lugar? E se soubéssemos que essas mulheres eram esposas, mães ou ambas?

Quem foram as mulheres mortas por Jack, o Estripador?

Polly, Annie, Elizabeth, Catherine e Mary-Jane vieram de Fleet Street, Knightsbridge, Wolverhampton, Suécia e País de Gales. Escreviam baladas, administravam cafés, moravam em propriedades rurais e escapavam dos traficantes de pessoas. Sobreviveram num mundo de pobreza, falta de moradia e misoginia desenfreada da melhor forma que podiam. Foram filhas, esposas, irmãs, amantes e mães.

O fato de terem sido assassinadas em ruas pouco agradáveis levaram os jornais a nos dizer que “o Estripador” foi um predador de prostitutas. A historiadora Hallie Rubenhold, no entanto, descobriu que esta afirmação não é apenas falsa, como também impediu que as histórias reais dessas mulheres fascinantes fossem contadas. Por isso, ela escreveu e publicou The Five, a primeira biografia que explora e contextualiza a vida das cinco vítimas de Jack, nos apresentando a verdadeira história de cada uma delas sob a perspectiva de suas vidas.

The Five, lançado em 2019 no Reino Unido, já teve os direitos de publicação vendidos para mais de 15 países. Agora ganha sua primeira edição em língua portuguesa, exclusivamente pela Editora Wish. A campanha de financiamento coletivo está no ar no Catarse, e você pode apoiar desde já e nos ajudar a contar a história emocionante dessas mulheres para os leitores de todo o Brasil.

 

 


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados











Instagram

Conheça os livros Wish!