Horror x terror: qual a diferença?
A literatura é uma das principais referências quando pensamos na diversidade e na distinção entre horror e terror. Começou-se a falar bastante sobre a diferença entre os dois principalmente na Literatura Gótica. Ann Radcliffe, escritora de romances góticos e um dos grandes nomes da literatura, foi uma das primeiras a discutir a diferença entre horror e terror. Mas qual seria essa diferença?
O terror geralmente está relacionado a um sentimento constante de medo ou expectativa de que algo ruim pode acontecer. Sabe aquele livro que te deixa roendo as unhas, com o coração acelerado, exigindo que você passe as páginas para saber o que vai acontecer? Esse é um sentimento relacionado ao terror, é um estado de pavor.
Enquanto isso, o horror é uma sensação posterior. Ele vem depois de vivenciarmos algo assustador, seja por meio de um filme, um ruído ou a história arrepiante do livro em suas mãos. É aquele calafrio na espinha depois de ler uma cena repugnante ou o choque ao concluir um capítulo assombroso.
LEIA TAMBÉM: Como surgiu o Halloween?
É perfeitamente possível encontrarmos características de ambos os gêneros em uma única história, por isso, em muitos casos, acaba sendo difícil separar o terror do horror. E, ao longo dos séculos, grandes escritores aprenderam e ensinaram a aproveitar o melhor dos dois gêneros e nos presentearam com livros impossíveis de largar e histórias inesquecíveis.
Stephen King, o mestre do horror dos nossos tempos, também discorreu sobre o horror versus terror. Em seu livro de não ficção, Danse Macabre, King, além de comentar sobre as sutis diferenças entre ambos, fala sobre como usa o horror e o terror na construção de suas narrativas: “reconheço o terror como a melhor emoção e por isso tentarei aterrorizar o leitor. Mas se eu achar que não posso aterrorizar, tentarei horrorizar, e se descobrir que não posso horrorizar, irei para o nojento”.
Você com certeza lembrou de uma ou mais histórias que te fizeram sentir terror ou horror, mas temos uma seleção especial para garantir que você encontre a próxima leitura capaz de causar arrepios. Confira nossa seleção HalloWish aqui.