O que há por trás das metas estendidas
As metas estendidas são novos objetivos em uma campanha de financiamento coletivo quando esta ultrapassa a meta inicial de 100%. Essas novas metas podem promover melhorias no livro e brindes adicionais. Graças a elas, aqui na Editora Wish, já conseguimos promover experiências enriquecedoras para os leitores que apoiaram nossos projetos. Como exemplo, podemos citar as revistas literárias nos primeiros projetos dos contos de fadas e os audiocontos narrados pelo Guilherme Briggs.
Com níveis de execução que vão do simples aos mais complexos, há muito mais valor sendo gerado por trás de cada meta escolhida do que apenas a porcentagem a ser atingida para sua realização. Conheça algumas delas!
Cadeia de valor e valorização dos profissionais
Seja um prefácio ou um pôster ilustrado, os brindes e conteúdos adicionais envolvem diversos profissionais além da própria editora. Podem envolver professores, pesquisadores, ilustradores, dubladores, profissionais gráficos e logísticos, escolhidos a dedo para dar aquele match perfeito com o projeto. Além de fazer o valor arrecadado circular entre mais profissionais, também ajuda a valorizar os seus trabalhos e a fazer a cadeia do livro girar de forma mais saudável para todos os envolvidos. Muitos deles desenvolvem tais habilidades através de anos de estudo e aprimoramento, para que cada trabalho possa ser executado com carinho, zelo e profissionalismo.
Artes visuais e experiências de leitura
O universo presente nas histórias é de uma riqueza infinita. São muitas as formas com as quais os artistas usam a literatura como fonte de inspiração, por isso, estender esse universo de leitura para o campo visual através das ilustrações é uma das opções mais interessantes. Elas podem estar presentes tanto no miolo do livro quanto em brindes adicionais. Alguns exemplos são os postais, pôsteres, adesivos e tatuagem temporária.
Coleção e personalização
Além de muitas pessoas colecionarem esses brindes, também são vários os casos em que itens como cards e afins vão parar na decoração de casa. Seja através de colagens nas paredes ou nas páginas de um bullet journal, é possível sentir as narrativas saltando das páginas e ajudando a promover um ambiente de conforto que estimula a criatividade e a experiência individual de cada leitor.
Diferencial de mercado
Apesar do amor inegável dos leitores por brindes literários, não é sempre que as editoras conseguem produzi-los. Afinal, optar por melhores acabamentos e brindes extras muitas vezes significa diminuir a margem de giro de cada título, tendo impacto direto nos próximos investimentos e a sustentabilidade das editoras, o que acaba não sendo tão interessante para muitas empresas do ramo. Como toda atividade editorial, cada extra agrega um custo, seja ele financeiro, de tempo ou humano, pois é necessário que cada etapa de produção tenha acompanhamento constante. O financiamento coletivo é um facilitador na promoção dessas diferentes experiências, que acabam se destacando dos padrões praticados no mercado.
LEIA TAMBÉM: Editora Wish lança Contos de Fadas Sombrios
Os pontos listados acima são ótimas motivações para as editoras que trabalham com metas estendidas, mas isso não significa que cada extra não traga com ele uma série de desafios. As metas estendidas adicionam tempo no processo de produção e/ou envio, e exigem cada vez mais criatividade por parte da equipe editorial. Afinal, apesar da liberdade criativa promovida pelo financiamento coletivo, também é preciso estar atento para que isso não interfira na viabilidade de tiragens futuras. Com o papel ficando cada vez mais caro, livros maiores tendem a ter custos cada vez mais elevados para reimpressão. Os acabamentos adicionais, conteúdos extras e brindes não-exclusivos de campanha também são influenciados por esses aumentos.
Quem permite a sustentabilidade dos itens adicionais em um financiamento coletivo são os leitores. “Quanto mais livros apoiados, melhor sai o valor de impressão e isso diminui o custo unitário. É desse abatimento no orçamento de cada exemplar que sai a verba necessária para a execução dos extras, gerando mais trabalho para os profissionais e uma experiência única para os leitores na hora de receber a caixinha do apoio”, afirma Marina Avila, fundadora da Wish.
Mas os descontos, eventualmente, chegam a um limite onde, por mais que se aumente o volume de livros sendo impressos, o custo unitário permanece o mesmo. O desafio dos criadores de financiamento coletivo é encontrar esse equilíbrio orçamentário e ainda promover extras que agreguem valor. “Enquanto Editora Wish, nós só temos a agradecer a todos os leitores e profissionais que tornaram possível cada experiência idealizada. É sempre uma honra pensar e projetar cada detalhe ao lado de pessoas tão incríveis”, finaliza a equipe.
Parabéns e muito obrigada por todo capricho e carinho que vocês colocam em cada obra lançada. Os livros são liiiiiiiiindos!!!!
Parabéns e muito obrigada por todo capricho e carinho que vocês colocam em cada obra lançada. Os livros são liiiiiiiiindos!!!!