De Tolkien a Neil Gaiman: conheça 05 autores influenciados pela literatura de Lorde Dunsany
Em uma de suas muitas aventuras pelo mundo em busca de livros raros, o Áureo, nosso mascote, descobriu informações muito importantes sobre um autor fundamental para a formação da alta fantasia que lemos hoje. Esse autor já foi membro da Royal Society of Literature, principal organização literária na Grã-Bretanha, e presidente da Author’s Society, além de ter sido indicado para o Prêmio Nobel e publicado mais de 90 livros, entre contos, romances, teatro, poesia, ensaios e autobiografia.
Estamos falando de Lorde Dunsany (1878-1957), o 18º Barão de Dunsany e escritor anglo-irlandês, cujo romance fantástico, The King of Elfland's Daughter, é considerado por muitos um clássico no campo da escrita de fantasia, e que posteriormente originou um álbum estrelado por Christopher Lee. O próprio trabalho de Dunsany e a sua contribuição para a herança literária irlandesa foram reconhecidos por um diploma honorário do Trinity College, em Dublin.
Hoje, nós vamos apresentar a vocês 05 autores, os quais provavelmente já conhecem ou ouviram falar sobre, e cuja produção literária foi influenciada pelo trabalho de Dunsany. Vamos lá?
1. H. P. Lovecraft
O primeiro deles é H. P. Lovecraft, que ficou impressionado com Dunsany depois de conhecê-lo em uma turnê de palestras nos Estados Unidos. As histórias de Dream Cycle mostram claramente a influência de Dunsany sobre o trabalho de Lovecraft. Sobre isso, H.P. escreveu certa vez: "Existem peças minhas de 'Poe' e de ‘Dunsany' - mas, infelizmente, onde estão minhas peças de Lovecraft?".
2. Tolkien
De acordo com o estudioso John D. Rateliff, J. R. R. Tolkien apresentou uma cópia do The Book of Wonder (sétimo livro e a quinta coleção original de contos de Dunsany, original de 1912) como uma espécie de preparação para a compilação e desenvolvimento de O Silmarillion durante os anos sessenta. A obra é até hoje considerada como uma grande influência no trabalho de Tolkien.
3. Neil Gaiman
Neil Gaiman também expressou admiração por Dunsany e escreveu uma introdução para uma coleção de histórias do autor. Alguns comentaristas têm postulado ligações entre The King of Elfland's Daughter de Dunsany, e Stardust de Gaiman, apoiados em um comentário dele próprio, citado em O Neil Gaiman leitor.
4. Jorge Luis Borges
Jorge Luis Borges incluiu o conto de Dunsany, A Cidade Inativa, na sua Antologia da Literatura Fantástica (1940), uma coleção de obras curtas que Borges selecionou, além de assinar o prefácio. Borges também incluiu em seu ensaio Kafka e seus precursores a história de Dunsany, Carcassonne, como um dos textos que pressagiavam ou comparavam os temas de Kafka.
5. Ursula K. Le Guin
E por fim, Ursula K. Le Guin, em seu ensaio De Elfland a Poughkeepsie, referiu-se ironicamente a Lorde Dunsany como o "Primeiro Destino Terrível que Aguarda Incautos Iniciantes na Fantasia", aludindo à (na época) prática muito comum de jovens escritores tentando escrever no estilo de Lorde Dunsany.
Obra-prima que influenciou alguns dos maiores fantasistas contemporâneos. A Filha do Rei de Elfland transporta o leitor para um universo sublime e maduro repleto de trolls, bruxas, unicórnios e outras criaturas fantásticas. Na história, o filho do soberano é enviado para noivar com a bela Lirazel, filha do rei de Elfland. Mas, ao não se adaptar ao mundo humano, a jovem elfa retorna para o reino das fadas, restando a Alveric, apaixonado, mais uma vez encontrá-la. Conheça a nova edição de A Filha do Rei de Elfland, com prefácio por Enéias Tavares, capa em hotstamp e feita por Mari Morgan.